Surto Gripal! Como passar ao lado?

gripe

Vale mais prevenir que remediar. Vários aspetos e cuidados a ter para prevenir: alimentação, comer mais fruta com vitamina C, comer mais legumes de folha verde escura nomeadamente couves, comer mais cogumelos, usar e abusar do alho e cebola, comer sopas (se não lhe apetece beber água, coma-a).

Manter o organismo convenientemente hidratado. Beber água, chás ou tisanas várias vezes ao dia.

Cuidados a ter

  • Usar a roupa nomeadamente os agasalhos de forma a evitar grandes amplitudes térmicas
  • Proteger muito bem a garganta que é frequentemente um ponto frágil, usar cachecol
  • Evitar em todas as situações grandes e bruscas mudanças de temperatura ambiente

Exemplos: não aquecer só a divisão da casa onde estamos com as portas fechadas e depois sair de repente para outra divisão. Devemos aquecer a casa com as portas abertas entre divisões de modo a que o clima melhore em toda a casa sem criar grandes amplitudes térmicas.

Se estivermos à braseira ou lareira e nos formos deitar e o quarto estiver frio, não devemos passar de repente de um ambiente muito quente a outro muito frio, é preferível afastarmo-nos um pouco da lareira ou braseira criando assim ambientes intermédios.

Usar corretamente os ar condicionados, os ar condicionados são para estabilizar temperaturas, são para climatizar ambientes e não devem ser usados como aquecedores, evitar aquecer em demasia o ambiente para evitar choques térmicos, isto em particular em espaços públicos como lojas, instituições, bancos etc.

Se viajarmos de carro com o ar condicionado ligado, não devemos exagerar na temperatura ambiente por exemplo colocar 26 ou 28 mas sim criar um clima ameno de 22º ou 23º dentro da viatura e desligar o ar alguns minutos antes de terminar a viagem, para que o choque térmico ao sair seja menor.

Evitar ambientes contaminados

Deve-se evitar ambientes em que haja muita gente por metro quadrado, por exemplo um dos piores sítios para se estar nesta altura são as salas de espera das urgências hospitalares,

Evitar tossir ou Espirrar para o ar, use o lenço ou em último caso proteja o nariz com o braço e a boca com a mão.

Fale com o seu Médico, Naturopata, Homeopata ou Farmacêutico e aconselhe-se como fazer reforço do sistema imunitário, quanto mais ativas estiverem as suas “tropas de defesa” menos probabilidades de adoecer tem.

Muitas vezes recomendo aos meus pacientes um reforço imunitário natural à base de Extrato de Própolis e Extrato de Equinacea. A Natureza é sábia e oferece-nos excelentes soluções.

Atue aos primeiros sintomas não espere que as coisas fiquem muito complicadas, evite complicações

Atenção á garganta, não deixe evoluir a sintomatologia, se começar a sentir piquinhos atue de imediato, procure o conselho do seu Médico, Naturopata, Homeopata ou farmacêutico.

Eu gosto particularmente dos sprays de própolis para pulverizar a garganta várias vezes ao dia.

Remediar

Procure o profissional de saúde que estiver á mão logo nos primeiros sintomas, evite deixar complicar, e ir para as urgências hospitalares.

Deixo aqui uma receita caseira de que muito gosto: Faço um chá de limão, com 4 rodelas de gengibre fresco e 2 paus de canela, deixe levantar fervura e deixe ferver por 5 minutos retire do lume e deixe em infusão cerca de 15 minutos adicione mel e beba quente antes de deitar.

António Soares Neto

Naturopata e especialista em Medicina Quântica na Clínica Em Forma. Com trabalho desenvolvido e publicado nas áreas da imunidade, sistema digestivo e intestinal. Especialista em Medicina Preventiva: Vale mais prevenir, do que remediar.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *