Todos os dias há 168 novos diabéticos em Portugal

“O relatório: Diabetes: Factos e Números”, do Observatório Nacional da Diabetes, revela um aumento acentuado do número de novos casos de diabetes diagnosticados em Portugal durante o ano de 2015, aproximando-se dos números registados em 2010 e 2011.

Em 2015, foram detetados 168 novos casos de diabetes por dia, mais 20 do que no ano anterior. De facto, a prevalência de diabetes tem vindo a aumentar no nosso país, estimando-se que atinge cerca de 13,3% dos portugueses, ou seja, mais de um milhão de pessoas.

Um dos grandes problemas desta doença é que, muitas vezes, os doentes não sabem que sofrem dela e isso é o que acontece a cerca de 44% dos portugueses.

De salientar ainda que 40,7% da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, sofre de diabetes ou pré diabetes, correspondendo a mais de 3,1 milhões de pessoas.

Por outro lado, também a diabetes gestacional continua a aumentar, atingindo 15,9% das grávidas com mais de 40 anos.

Quanto a óbitos, a diabetes matou 12 pessoas por dia, em 2015, registando-se um total de 4406 mortes.

Mas nem tudo é mau… Os dias de internamento que têm como causa principal a diabetes registaram uma redução e diminuíram os episódios de “pé diabético” e do número de amputações dos membros inferiores, apresentando o valor mais baixo registado desde 2000.

(Notícia retirada da Revista Viva Mais Saúde Viva Melhor, edição Abril 2017)

 

Previna; para não ter de tratar!

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *