Alimentação Funcional e Nutrição Funcional

Nutrição ou Alimentação FUNCIONAL são duas designações que começam agora a ganhar força no âmbito do controle/ gestão de peso e até mesmo no emagrecimento. Mas descubra o porquê neste artigo!

Quando há 11 anos iniciei o meu percurso profissional, funcional era quase um “palavrão” que só se falava entre professores e colegas… Funcional é hoje o adjetivo que melhor classifica e engrandece as ciências da nutrição e a sua aplicação na vida de cada um.

Para mim, funcional, é desde sempre a forma como construo os planos alimentares personalizados, individualizados e com uma “função/ação” alvo. Para muitos pacientes, que na primeira consulta se dedicam apenas a descrever o percurso de vida, de peso, de alimentação, eu, nutricionista, estou atenta, a uma função metabólica que possa estar desregulada, a uma via metabólica que possa estar a conduzir a uma desregulação dos parâmetros bioquímicos, conduzindo a um défice no aporte de energia para o interior das células…acontecimentos bioquímicos que podem explicar a fome intensa, a sensação de cansaço, a pouca facilidade no controlo de peso, entre outros.

Por esta razão, não há planos alimentares standart, cada individuo é um individuo, há quem precise de perder peso e controlar o colesterol, há quem só precise de corrigir o peso, há quem precise de melhorar o quadro inflamatório venoso, há quem precise de perder peso e melhorar o processo digestivo…tantas, tantas particularidades! Cada plano tem a sua função, cada plano tem uma ação nutricional funcional.

Se deseja perder peso, ganhar saúde, ter mais qualidade de vida, consulte um profissional de saúde competente. Nas Clínicas EM FORMA, procuramos melhorar o seu peso, a celulite, mas também mostrar-lhe como a alimentação, os alimentos, podem ajudar a melhorar a sua saúde/vida.

Alimentação Funcional e Nutrição Funcional! Aqui, nas Clínicas EM FORMA, desde sempre e para sempre!

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *