Ser saudável! Um passo antes de adoecer…

corao-de-healty-e-corao-doente-30593396

Vivemos num meio onde tudo, ou quase tudo, é propício à doença. Apesar da evolução da sociedade, neste campo, a evolução pode não ter sido assim tão vantajosa. Senão vejamos:

 

– Antigamente as pessoas eram menos sedentárias; muito menos sedentárias, seja devido ao trabalho que tinham, ou ao luxo que era por exemplo ter um carro. Hoje somos muito sedentários e praticamos pouquíssimo exercício físico, segundo os estudos.

Vamos Ser Saudáveis e praticar mais exercício físico ou, pelo menos, mexermo-nos mais? Caminhadas e mais caminhadas… Com o cão ou com os amigos, por exemplo!

 

– E a alimentação? Açúcares, sal, gorduras, fritos, fast-food, enfim, não vale a pena continuarmos, porque todos nós, de uma forma ou de outra, sabemos o mal que nos provoca à saúde este tipo de alimentação modernizada. Diabetes, AVC, obesidade, cancro… Tudo poderá estar associado a esta alimentação.

Vamos Ser Saudáveis e alimentarmo-nos de forma mais equilibrada? Mais verdes, mais frutas, mais legumes!

 

– Stress… Problemas… Stress… E mais problemas ainda! Esta é a rotina da maior parte da nossa população. Aliás, talvez da população do mundo inteiro, não? Vivemos constantemente em stress, em angústia, ansiedade e/ou depressão. Sentimentos negativos invadem-nos constantemente. E isso poderá, um dia, levar-nos a um estado absoluto de exaustão e a problemas ainda mais graves. Sabia que um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental? Não vamos deixar que isso também aconteça connosco.

Vamos Ser Saudáveis e cuidar da nossa saúde mental e do nosso bem estar psíquico e emocional? Meditação, yoga, pensamentos positivos e um psicólogo. A receita ideal.

 

– Família: filhos, marido, pais… Amigos que ligam para saber de nós, que andamos muito desaparecidos. Temos temos também a casa, que parece que nunca está arrumada, por mais tempo que percamos com isso. Depois ainda tem de ir passear o cão, que lhe “rouba” sempre meia hora. E olha para o espelho, antes de se ir deitar, e pensa “Mas quando é que eu tenho tempo para mim?”; “Quando é que terei apenas um bocadinho para cuidar de mim?”.

Vamos Ser Saudáveis e cuidar de nós próprios. Você é e sempre será a coisa mais importante da sua vida e só estará a 100% disponível para os outros, quando o fizer / estiver consigo próprio. Tire uma hora ou duas durante a semana que sejam SOMENTE para si – vá por exemplo fazer um tratamento de rosto, uma massagem de relaxamento, um passeio à beira mar…

 

– Poluição! Stress! Tabaco! Má alimentação! Água! Sedentarismo! Etc… Etc… Tudo isto leva a que o nosso organismo fique cada vez mais intoxicado e que possa ser propício ao desenvolvimento da doença. Se pode prevenir, para quê deixar arrastar?

Vamos Ser Saudáveis e desintoxicar o nosso organismo? Vamos tomar “um banho por dentro”? Libertar particulas e metais pesados do organismo, nomeadamente Sistema Linfático e fígado.

 

Sim…

É possível Sermos Saudáveis, Vivermos Saudáveis, Respirarmos Saudáveis!

Mas, para isso, basta querermos Sê-lo, efetivamente! Basta gostarmos de nós e cuidarmos de nós. Só isso! Será que é assim tanto?

Mafalda Leitão

Psicóloga na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico e publicado na área da psicologia positiva, emagrecimento através da mente, depressão e ansiedade. Trabalho científico publicado na área da obesidade e perda de peso bem sucedida e menopausa.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *