Receitas de Natal: Polvo

j

Para acabar esta semana, trazemos-lhe a última receita de pratos típicos de Natal, o Polvo, com as dicas da nossa nutricionista, Drª Ana Filipa Baião. Para a semana, começamos com os comentários aos doces e sobremesas de Natal!


Ingredientes:
1,5Kg de polvo
1Kg de batata
1 Cebola grande finamente picada
2 Dentes de alho
1 Malagueta
½ Copo de água
1 Copo de vinho tinto
1dl Azeite
1 Colher de chá de colorau
3 Colheres de sopa de margarina
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Lavar e limpar muito bem o polvo. Em seguida, batê-lo contra a banca da cozinha e lavar novamente, retirando os tentáculos.
Colocar numa panela o azeite, a cebola e o alho picado e levar ao lume. Deixar alourar. Juntar o colorau e mexer rapidamente, acrescentando a água, o vinho e a malagueta. Adicionar o polvo.
Ao polvo cozido adicionar as batatas inteiras, de uma só vez, e deixar cozer. Não esquecer de mexer para evitar que peguem ao fundo.
Assim que as batatas estiverem prontas, retira-se tudo do lume e verte-se para um tabuleiro.
Em seguida, deita-se a margarina por cima do polvo e leva-se ao forno para alourar.
Pode acompanhar com pão caseiro.


Nota Nutricional: Boa fonte de proteína de elevado valor biológico. Pobre em gorduras e calorias. Rico em vitamina C, A e ómega 3. É um alimento interessante, quer para o tratamento e prevenção do excesso de peso/obesidade, quer para a redução da sintomatologia de doenças inflamatórias; visto tratar-se de um alimento de elevada ação antinflamatória. Previne doenças cardíacas, diabetes, depressão e cancro.

Para este prato, de forma a torná-lo mais rico nutricionalmente, acrescento a sugestão de acompanhamento: grelos salteados, esparregado de nabiça ou ainda feijão verde salteado.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *