Receitas de Natal: Perú Assado

peru-assado

O Peru assado é um dos pratos mais típicos desta altura do ano. Deixamos-lhe a receita e os comentários nutricionais da Drª Ana Filipa Baião, para que passe um Natal mais saudável e equilibrado.


Ingredientes:
– 1 Peru de 4 ou 5Kg
– 1Kg sal
– 2 Cálices de aguardente velha
– 3 Limões
– 8 Dentes de alho
– 100g de margarina
– 2 Cebolas médias
– 1 Folha de louro
– 250g de bacon
– 1 Colher de sopa de pimenta
– 1 Colher de sopa de colorau
– 2 ou 3 Laranjas

Preparação:
Depois de arranjado, pega-se no peru, coloca-se num alguidar e tempera-se com o sal, os dois cálices de aguardente e os limões às rodelas. Em seguida cobre-se o peru com água fria. Deixa-se assim durante um dia.
No dia seguinte, retira-se o peru da água e seca-se bem, por dentro e por fora, com um pano.
À parte, preparar uma pasta com o alho, a margarina e o colorau. Barra-se o peru, por fora, com essa mesma pasta.
Colocar o peru barrado num tabuleiro ou assadeira, juntamente com as cebolas descascadas, o bacon em fatias, a folha de louro e a salsa. Tempera-se com pimenta e rega-se com o sumo de laranja.
Levar o peru ao forno bem quente (240ºC) durante 20 minutos. Reduzir depois para 200C. Durante o tempo de cozedura, regar o peru com o molho que se vai formando no tabuleiro.
Para saber quando o peru está assado, usar uma agulha de tricot que se espeta no peito e coxas do peru: se ao retirar a agulha o líquido sair transparente, então o peru está pronto a ser servido.
Acompanhe com batata assada e arroz de passas ou pinhões.


Nota Nutricional: Prato tradicional de Natal, contudo atenção à gordura presente, apesar de se tratar de uma carne magra (Peru), mas cuja confeção exige a adição de fontes de gordura saturada.

A preparação e distribuição dos alimentos no prato é, sem duvida alguma, uma interessante estratégia comportamental de defesa. Ou seja, reserve sempre mais de 70% do seu prato para saladas ou legumes (cozidos, salteados, ao vapor, grelhados ou no forno) e reserve apenas 1 a 2 colheres de sopa para o acompanhamento – batata e arroz de passas. Em relação à porção de peru, tenha atenção para não transportar gordura para o prato.

Não podia deixar de aconselhar para acompanhar este prato, o esparregado de grelhos de nabo. Fica delicioso! Experimente!

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *