Receitas de Natal: Canja de Natal

canja-de-galinha

Hoje a Receita de Natal que lhe trazemos é a típica Canja de Galinha, para nos aquecer (ainda mais) esta época natalícia! E será possível tornar esta receita mais saudável? Leia as dicas da nossa nutricionista, Drª Ana Filipa Baião e descubra!


Ingredientes:
1Kg de galinha, de preferência caseira
2l água
100g de massinhas (argolinhas, pevide ou estrelinhas)
1 Cebola
3 Cravinhos
1 Ramo de salsa
1 Ramo de hortelã
Sal q.b.

Preparação:
Colocar a água, o sal, a galinha, a cebola, a salsa e os cravinhos numa panela, e deixar ferver lentamente. Quando a galinha estiver cozida, retire-a, juntamente com a salsa e a cebola.
Juntar à água que se encontra na panela a hortelã e, quando a água levantar novamente fervura, adicionar as massinhas. Deixe cozer.
Com a galinha já fria, desfie a carne e coloque-a na canja. Junte os miúdos da galinha e os pequenos ovos que esta tiver e deixe cozer. Retire a hortelã e sirva a canja bem quente.


Nota Nutricional: Fonte de proteína de elevado valor biológico. Este prato requer apenas atenção durante a confeção. Estratégias como: dispensar a pele da galinha e não acrescentar gordura durante a cozedura (nem mesmo caldo de galinha) melhoram a qualidade relativamente à gordura que este prato possa oferecer.

A utilização de ervas aromáticas pode ajudar na redução da adição de sal.

A Canja ou caldo de galinha é muitas vezes utilizada em épocas frias e em situações de gripe por se tratar de uma refeição de fácil consumo e, onde num pequeno volume de refeição, a proteína e os hidratos de carbono presentes são fáceis para a situação de reforço do sistema imunitário. E não esquecer que pode ser uma boa fonte de hidratação.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *