Portugal acima da média de suicídios no mundo

A notícia é alarmante, e é necessário pensar sobre isto.

Perto de 800 mil pessoas suicidam-se todos os anos. Em cada quarenta segundos uma pessoa suicida-se, de acordo com os dados publicados no site da OMS.

“O suicídio é a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 29 anos, globalmente”, diz a OMS.

A OMS diz também que a Europa foi a região do mundo com a mais alta taxa de suicídio (14,1 por cada cem mil habitantes), à frente de África (8,8), Américas (9,6), Sudeste asiático (12,9), Mediterrâneo Oriental (3,8) ou Pacífico Ocidental (10,8).

Dentro da região Europa, Portugal está ligeiramente abaixo da média europeia mas acima da média global, tendo registado, em 2015, uma taxa de 13,7 mortes por suicídio por cada cem mil habitantes, o que significa, tendo em conta os cerca de dez milhões de habitantes, que cerca de 1.370 pessoas ter-se-ão suicidado.

“O suicídio correspondeu a 1,4% de todas as mortes a nível mundial, tornando-o na 17.ª principal causa de morte em 2015. Os indicadores revelam que por cada adulto que morre por suicídio, haverá mais de 20 tentativas”, diz a OMS.

 

É importante trabalhar a prevenção com os meios de comunicação social e não só falar do que podem ou não fazer, para que se transmita a mensagem de que o suicídio não é um tabu e que “pode-se falar dele e procurar ajuda”.

A OMS também recomenda que haja cuidado na hora de entrevistar familiares ou pessoas próximas de alguém que se suicidou, já que podem ser boas fontes sobre como educar outros sobre as realidades destas mortes, não esquecendo que estão numa situação de dor que se deve respeitar.

(Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/portugal-acima-de-media-de-suicidios-em-todo-o-mundo)

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *