Outono | Como faço para manter a minha “dieta”?

Chegou o Outono e a pergunta que mais ouço é: Como faço agora para manter a minha “dieta”? Eu ajudo-vos a responder a esta questão!

Então como manter uma alimentação rica e variada em vegetais? Como conseguir manter um prato onde cerca de 70% corresponde a vegetais?

É possível manter um plano alimentar equilibrado, variado e rico em vegetais! Só temos de dar “asas à imaginação” e, se os vegetais crus não são uma tentação nesta estação do ano, pois então coza-os, grelhe, salteie, asse no forno, coloque nas sopas, nas quiches, nas empadas (tentando sempre utilizar farinhas mais integrais na preparação das massas), etc.

A alimentação, os géneros alimentícios que dispomos, são tão versáteis… temos tanta sorte na riqueza em vegetais. É só sabermos aproveitar…

Segue uma proposta simples para estes dias: num tabuleiro coloque os vegetais que dispõe. Sugiro courgette, pimentos, cebola, beringela, alho e couve lombarda (cortada tipo caldo verde), espalhe no tabuleiro sem ordem, mas permitindo que os aromatizantes, como os alhos, estejam em contacto com todos. Acrescente um fio de azeite, louro, sal marinho e um cálice de vinho branco. Leve ao forno, pré-aquecido a 200ᵒ, durante cerca de 30 a 35 minutos. Sirva quente. Eu ainda acrescento uma pitadinha de pimenta e orégãos. E VOILÁ!!! Excelente para acompanhar peixe ou carne.

A gestão de peso deve ser realizada e vigiada em todas as estações do ano.

A correta perda de peso só é possível combinando o estilo de vida, as necessidades do indivíduo e também a estação do ano. Devemos, portanto, privilegiar os alimentos da época, sempre combinando-os da melhor forma e com o menor impacto glicémico.

Viva EM FORMA!

Para saber mais sobre a minha Consulta de Nutrição, veja AQUI

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *