Os livros estão preparados… E os lanches?

lanche-pra-escola-708x404

Hoje começa um novo ano escolar!

Pais e os filhos mostram-se ansiosos  e agitados pelo início de uma nova rotina, de aprendizagem, adaptação e novas amizades!

Os pais esforçam-se para que nada falhe… levantam-se mais cedo, arranjam os filhos, colocam os livros nas mochilas, os cadernos a estrear.. E o lanche? O que leva o seu filho para lanchar?

 

O mais comum é assistirmos a lanches muito calóricos e pouco nutritivos… É fácil visualizar, ao lanche, a presença de pães açucarados de farinhas altamente refinados que combinam com creme de chocolate, a acompanhar com bebidas açucaradas. Parece-me que esta é a maior falha…se preparamos de véspera a roupa, o material escolar, o equipamento necessário, porque não preparamos lanches mais saudáveis para os nosso filhos?

É necessário criarmos novas rotinas, onde os lanches saudáveis devem estar inseridos! Deixo-lhe alguns exemplos de lanches saudáveis que pode preparar para o seu filho levar para a escola:

  • Sandes de pão integral com queijo ou fiambres com algum vegetal, por exemplo cenoura ralada ou alface (existem outras sugestões, mas as duas primeiras são as mais fáceis de incluir na sandes, pois são os vegetais que as crianças mais conhecem e gostam);
  • Iogurte (pode preparar iogurte batido com fruta, por exemplo 1 pêssego ou 1 banana);
  • Pode prepara um copinho – base: iogurte e por cima frutos secos (por exemplo, amêndoas, nozes, pinhões) e por cima pode também colocar bolacha maria;
  • Sumos de fruta natural com sementes de linhaça, tudo passado;
  • Grânola feita em casa com cereais integrais (flocos de aveia, linhaça, chia) e mel;
  • Fruta seca (por exemplo seque o ananás ou uma maçã e junte ao iogurte ou até mesmo às sandes;
  • Cenouras baby com frutos secos.

Bom início de ano lectivo, com muita comida saudável 🙂

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *