Onde está o seu foco?

Quando pensa em emagrecer, onde coloca o seu foco?

Nos obstáculos que irá enfrentar; ou no fim da meta?

 

Num estudo recente, com dois grupos de controlo, um de sedentários e outro de atletas, quiseram perceber quais os objetivos que tinham em mente. Colocaram esses dois grupos numa pista de corrida e perguntaram a cada um qual a distância que teriam de percorrer nessa mesma pista e como iriam fazê-lo.

Perceberam que o grupo de sedentários focava-se muito nos obstáculos que iriam encontrar até chegar à meta (ex. dor nas pernas, nos pés, etc.). AInda assim, tinham pensamentos muito negativos, como por exemplo “será que eu vou aguentar”; “será que o meu batimento cardíaco não ficará muito alto”; “será que não vou ficar muito cansado”, etc., etc.

Ou seja, havia muita distração e muitos fatores negativos antes mesmo de começarem a corrida e de chegarem à meta.

Relativamente ao grupo de atletas, percebeu-se que eram muito motivados com a meta e com o fim da corrida. Os obstáculos que viam eram sentidos como uma oportunidade de superarem-se a si próprios. E que o mais importante de tudo seria a sensação final de vitória e conquista.

 

E perguntamos novamente: Quando pensa em emagrecer, onde coloca o seu foco?

Nos obstáculos que irá enfrentar; ou no fim da meta?

Pois é! Muitas pessoas, quando iniciam um processo de emagrecimento, focam-se apenas nos obstáculos e nas dificuldades que irão aparecer. É certo que isso ocorre, mas porquê gastar toda a energia nisso? Porque não pensar antes da felicidade e alegria que terá quando chegar à meta, ou aos quilos perdidos?

Normalmente, o discurso que mais se ouve é: “Não vou conseguir, é muito difícil. Ter de planear toda a alimentação da semana. Ter tempo para fazer exercício físico. Vou ter de ir a festas onde há muita comida e eu não poderei comer. E eu vou ficar stressado e triste.”

E isto leva a um foco extremo nos obstáculos que TODOS irão enfrentar.

 

O que fazer?

Treinar a sua mente! Comece a focar-se na meta, percebendo que vale a pena pular cada obstáculo e dificuldade, porque a sensação final irá recompensar tudo isso. A melhor vitória é sentir aquilo que conquistou.

Há uma grande dificuldade em saber esperar, principalmente, saber esperar a recompensa de algo que já faz há algum tempo. Mas se realmente conseguir contrariar isso, e focar a sua mente e os seus objetivos na meta, tudo poderá ser diferente. Naqueles dias em que se sentir pior, em que estiver mais stressado, em que tiver de lidar com um obstáculo mais difícil, pense que está a valer a pena. Que tudo isso irá resultar e é parte de um grande objetivo que será recompensado.

Vai mesmo valer a pena! Treine a mente para isso mesmo! Treine a mente tal como a de um atleta, que se foca na meta e não nos obstáculos que irá enfrentar. Afinal de contas, em tudo na nossa vida, há obstáculos. E se não nos focarmos nas metas que queremos alcançar, então não vivemos, com medo do que enfrentaremos dia a dia.

 

 

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *