O Melão e a Melancia

inchaço_7

Hoje deixamos-lhe algumas curiosidades sobre o melão e a melancia. O melão e a melancia são os frutos mais desejados do Verão, e são muitos os consumidores que desejam a chegada desta estação para puderem degustar desta apetitosa fruta.

Mas, será que num plano de perda e controlo do peso, estas frutas são aconselhadas? Tanto o melão como a melancia são frutos pouco calóricos, pois apresentam um valor calórico, em média, por 100 gramas, de 27Kcal e 24Kcal, respectivamente.

São uma excelente fonte hídrica, e por isso promovem a diurese, uma vez que a sua composição é maioritariamente água. Daí tratar-se de um grupo de frutas que refresca e até “sacia”… MAS, atenção! O seu consumo desmedido pode contrariar o desejo de perda de peso, nomeadamente o consumo de melancia.

Apesar de as frutas referidas apresentarem um efeito depurativo, devido à sua composição vitamínica e mineral, o seu consumo em excesso pode traduzir-se numa curva elevada de absorção de açúcar (Perfil Glicémico) que conduz a uma libertação, também elevada, de insulina (que contraria a perda de peso).

Desta forma, se o seu desejo é perder ou manter o peso conseguido, não deve fazer um consumo desmedido destas duas sumarentas frutas. DEVE sim, incluí-las no seu dia alimentar com moderação e nunca esquecendo que se tratam de fontes de água, o que promove mais peso por porção de fruta, ou seja, é pouco provável que numa “talhada” de melão ou melancia esteja apenas a ingerir uma média de 30Kcal.

Outra curiosidade: O melão é uma excelente fonte de antioxidantes, nomeadamente de caroteno, que devido às suas propriedades antioxidantes promovem a neutralização dos radicais livres. Reacção importante nesta fase do ano, uma vez que estaremos expostos à radiação ultravioleta.

Para finalizar, varie a fruta que coloca na lancheira para levar para a praia ou para o trabalho. Se o seu desejo é perder peso, opte por frutas pouco calóricas e de baixo índice glicémico, como as maçãs, as pêras, ameixas, entre outras. E prefira pequenas porções quer de melão quer de melancia.

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *