Não tenho tempo para emagrecer!

Muitas vezes a falta de tempo é a desculpa perfeita que arranjamos para não dar o tal passo que nos poderá fazer mudar de vida. Sabemos que precisamos de emagrecer, mas sabemos que é um caminho difícil e que nos assusta. Então ficamos na nossa vida monótona e na nossa rotina que nos faz engordar cada vez mais e mais… Tudo porque temos medo da mudança! E da falta de tempo…

Sim! Achamos que não teremos tempo para nos comprometermos com esta nova vida. Temos uma rotina tão stressante, que não teremos tempo para emagrecer, para cuidar de nós. Para pensar sequer em nós próprios.

Ir ao supermercado e perder mais tempo a escolher os alimentos certos. Perder 1 hora a fazer exercício físico por dia; mais outra hora para ir, estacionar, tomar banho e vir para casa. São logo duas horas. É impossível perder duas horas (com boa vontade 1:30h) durante o dia. Nem que seja apenas e somente três vezes por semana. É impossível.

 

Mas quer saber uma coisa?

Tem tempo. Eu garanto-lhe que tem. Se não tem uma hora do seu dia para fazer exercício físico, tem certamente 30 minutos. 30 minutos não é nada. Passam a correr. E não farão assim tanta diferença no seu dia a dia. Mas farão toda a diferença na sua vida, no seu bem estar e no seu envelhecimento saudável.

O importante não é o tempo que leva a fazer exercício; a ir às compras ou a organizar a sua alimentação; o importante é a forma como faz essas coisas.

E talvez a grande novidade e mudança nos tempos de hoje seja mesmo isso: otimizar o tempo! Aprender a gerir e a organizar o seu tempo disponível!

 

Se só tem 30 minutos para fazer exercício então vamos a isso. Vamos otimizar esses 30 minutos, fazendo um exercício físico de alta intensidade, que ajuda a emagrecer e a ganhar massa muscular.

Se só tem 30 minutos por dia para ir às compras, então vamos aproveitá-lo e comprar produtos frescos, por exemplo. Vá ao mini mercado ao pé da sua casa ou na sua hora de almoço. E vá sem fome e com uma lista daquilo que necessita mesmo!

Organizar os seus dias alimentares? O que comer em cada dia? Não tem tempo para isso? Claro que tem. Tire um dia da semana (pode ser ao domingo, se conseguir), tire cerca de uma hora e mãos à obra. Faça sopa, peixe no forno, legumes cozidos, saladas frescas, gelatina, fruta fresca, carnes grelhadas e coloque tudo em taparueres. Vá comendo durante a semana. Se tem filhos, as coisas podem ser mais difíceis (mas não impossíveis). Mas já que tem de cozinhar para eles, aproveita e junta o útil ao agradável: cozinha para eles e cozinha simultaneamente também para si!

 

Vamos lá! A falta de tempo já deixou de ser desculpa há muito tempo 🙂

E já dizia o Einstein “A falta de tempo é a desculpa daqueles que perdem tempo por falta de método”.

Mafalda Leitão

Psicóloga na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico e publicado na área da psicologia positiva, emagrecimento através da mente, depressão e ansiedade. Trabalho científico publicado na área da obesidade e perda de peso bem sucedida e menopausa.

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