Laranja: Mitos e Verdades

laranjas

Estamos no Outono, altura de frio, chuvas e algumas constipações…Mas, a Natureza é perfeita e por isso mesmo, este mês oferece frutas ricas em vitamina C, nomeadamente a laranja.

Mas, são muitos os mitos e as verdades associados a este fruto.

Este fruto, parece agradar a todos, pois há quem o coma, há quem beba o seu sumo e há, ainda, paladares mais exigentes, que o juntam à refeição. São de vários tamanhos e querem-se doces e sumarentas. Mas, será que a podemos incluir num plano para perda de peso?

 

Uma laranja média pesa cerca de 160g, fornece 67Kcal, 14,24g de hidratos de carbono, 1,76g de proteína e 0,32g de gordura. Esta porção fornece cerca de 91mg vitamina C. Do ponto de vista nutricional, para além da sua riqueza em vitamina c e também folatos, a laranja é uma excelente fonte de flavonóides, antioxidantes com propriedades antiinflamatórias, anticancerígenas, antivíricas, antibacterianas e de relaxamento dos vasos sanguíneos. Este antioxidante apresenta ainda um papel de enorme importância na prevenção de acidentes vasculares cerebrais e de fenómenos ateroscleróticos, uma vez, que impede a formação de moléculas de mau colesterol, o chamado colesterol LDL.

Estão devidamente documentados os benefícios da flavona hesperidina, presente na laranja, como agente anticancerígeno impedindo o crescimento de células do cancro da mama.

Coma cerca de uma porção deste fruto por dia, prefira os inícios do dia, não porque ela “mate” à noite, mas porque tira melhor proveito dos seus antioxidantes, como a vitamina c, no inicio do dia, altura em que vai estar mais exposto a agentes radicais livres. Roa o fruto, não desperdice as fibras e as proteínas fazendo sumo dele, até porque o valor calórico pode duplicar ou triplicar, consoante o número de laranjas que utilize.

Se pretende perder peso e ganhar saúde siga estas regras, coma laranjas com moderação e, saiba ainda que por ser uma excelente fonte de fibra solúvel, pectina, a laranja ajuda a normalizar o trânsito intestinal, baixa os valores de colesterol total e diminui a sensação de fome.

 

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *