A importância da massagem na Osteopatia

massagem-terapeutica-img@2x

A Osteopatia tem como objetivo geral promover o equilíbrio orgânico através de várias técnicas de tratamento. Uma dessas técnicas é a massagem.

A massagem osteopática permite a normalização do tecido muscular, possibilitando por um lado aceder mais facilmente à estrutura articular, para a corrigir, e por outro, facilitar a regeneração do tecido, restituindo-lhe a saúde plena.

Uma das alterações ao tecido muscular mais frequente são os ponto gatilho (trigger points). São pontos de dor, muito irritáveis, rígidos ao toque e que limitam o alongamento do músculo. Estes instalam-se sempre que ao músculo é exigido um esforço para além da sua capacidade de tolerância no momento.

As causas podem ser traumáticas, stress ou mesmo emocionais.

Estes pontos de gatilho tanto podem ser originados por alterações estruturais ou podendo eles próprios provocar essas alterações.

 

Ana Passadeiras

Psicóloga e Osteopata na Clínica Em Forma. Com trabalho desenvolvido na recuperação neuro muscular, com particular incidência em patologias da coluna e joelho. Especialista em Iridiologia - técnica de diagnóstico através da leitura clínica da íris e das suas relevâncias a nível pessoal.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *