Como fortalecer a mente para cumprir com a “dieta”?

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Como já alertamos tantas vezes, a mente tem um poder incrível sobre tudo o que fazemos e, consequentemente, tudo o que sentimos. A mente, em sentido figurado, é o nosso motor, que precisa de estar a 100% para que tudo faça sentido e tudo seja mais fácil de concretizar.

E na questão do emagrecimento ou de fazer as chamadas “dietas”, a nossa mente precisa de estar fortalecida para isso mesmo. Para que depois não se deite tudo a perder, com desculpas constantes, falhas, medos, etc. ou seja, com pensamentos desajustados e não trabalhados de forma a conseguir suportar um novo estilo de vida. Sim, é necessário trabalhar e fortalecer a mente nesse mesmo sentido. Encarar a “dieta” como um novo estilo de vida e não como apenas mais uma dieta, em que perde 2 ou 3 kg e depois volta tudo ao mesmo.

Para fortalecer a sua mente, deixo-lhe aqui 4 dicas essenciais. No entanto, a procura por um psicólogo tornará as coisas mais fáceis.

 

1) Acreditar: Quando acreditamos de facto em algo, o nosso cérebro impulsiona estímulos e energia relativamente àquilo que desejamos. Contudo, quando não acredita, essa mesma energia não existe e, portanto, depressa chegam sentimentos como o desânimo, a desmotivação e a falta de força para continuar no processo de emagrecimento. Dou-lhe um exemplo simples: imagine a nossa Seleção; se não acreditassem até ao fim, acha que teríamos ganho o Euro? Eles jogaram com energia até ao fim, de modo a conseguirem alcançar o objetivo final. Custa, é certo, mas a partir do momento em que decidi acreditar, torna-se menos complicado.

2) Se no passado falhou, não quer dizer que vá acontecer novamente: isto são distorções cognitivas que fazemos, ou seja, raciocínios desadequados que não estão adaptados à nova realidade, mas sim a circunstâncias passadas. E, portanto, se falhou uma vez, não quer dizer que isso vá acontecer novamente. Pelo contrário, ao fim de várias tentativas, até ficamos mais “expert” no assunto e a tendência poderá mesmo ser conseguir e vencer! Aprendemos com os erros, com as “cabeçadas” que vamos dando e, por isso mesmo, estamos mais moldados para conseguir e para que desta vez seja tudo diferente. Porque acreditamos nisso mesmo!

3) Foque-se na meta, ou seja, no mais importante. Por exemplo, num jogo de futebol o foco é a meta, ou seja, o fim do jogo. No entanto, se marcarem golo ficam contentes, se forem goleados, ficam tristes, mas com mais garra para lutar e vencer. Porquê? Porque o foco é a meta. E isso acontece também com os processos de emagrecimento: o foco é a meta. Claro que até lá haverá obstáculos, mas não é isso o mais importante, mas sim o destino a que chegará.

4) Mude os seus pensamentos em relação à comida e ao exercício físico. Este parece-me um dos pontos mais importantes para fortalecer a mente. Há, de facto, pensamentos negativos associados à alimentação, à perda de peso e ao exercício físico. Pensamentos esses que nos levam a deslizar na dieta, a ficar no sofá ao invés de ir caminhar, de comer só mais uma bolacha, de desistir, de ficar frustrado, etc. etc. Portanto, há que mudar esses pensamentos, fortalecendo a mente e o processo de novo estilo de vida saudável.

Mafalda Leitão

Psicóloga na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico e publicado na área da psicologia positiva, emagrecimento através da mente, depressão e ansiedade. Trabalho científico publicado na área da obesidade e perda de peso bem sucedida e menopausa.

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