Fim das férias e início da rotina!

Para muitos este novo início de semana começou com o regresso ao trabalho e com o fim das férias.

O tempo de férias passa tão depressa, não é? Nesses dias, parece que todas as preocupações e todo o stress se desvanecem e que paira sobre nós uma nuvem repleta de coisas boas, principalmente de alívio, alegria e relaxamento.

Mas, como se costuma dizer “o que é bom acaba depressa” e, realmente, depressa se acabaram estes dias e depressa se escondeu esta nuvem “mágica”.

Agora, é tempo de voltar às rotinas do dia a dia. Ao trabalho, às lides domésticas, às preocupações, ao stress e à correria que parece não ter fim. Mas obviamente que não podemos apenas pensar negativamente em tudo isto. É certo que o tempo de férias e o tempo de descanso acabaram, contudo, outras coisas boas também vêm.

A rotina, que apesar de ser chata, é favorável em muitos aspetos: tem a sua vida organizada, a sua saúde agradece-lhe este tempo de rotina (em que adormece e acorda normalmente sempre às mesmas horas); em que tem uma alimentação mais equilibrada; em que consegue fazer exercício físico; e quiçá tem mais tempo para fazer coisas que nas férias não é possível.

Portanto, deve olhar para esta nova fase pós férias de forma positiva e abraçar todos os novos projetos, ideias e oportunidades que possam surgir, a todos os níveis. Segundo vários especialistas, o dia 1 de Setembro marca o início de um novo ano para muitas pessoas; ao invés do dia 1 de Janeiro. É o tempo em que recomeçamos. Gradualmente, mas recomeçamos. Esta poderá ser uma forma também de ver o pós férias de forma mais positiva. Perceber que poderá ser um tempo de mudança, seja pessoal, familiar, social, trabalho, etc. E as mudanças por vezes trazem-nos coisas tão boas. Então porque não aproveita este novo início de rotina para fazer algumas mudanças na sua vida e para re-começar (ou começar) de ano? Uma nova vida e um novo ano, a meio do ano… Faz sentido para si?

 

O que fazer?

  • No seu último dia de férias, fique em casa e aproveite para organizar e preparar tudo (roupas, arrumações, limpezas, ida ao supermercado, preparação de refeições, etc.). Pode também mudar a decoração de algum compartimento da sua casa, para dar a ideia que há uma pequena mudança a ser feita;
  • Na manhã em que regressar ao trabalho, avalie o ambiente. Veja se tudo está como estava. Há quem fique muito ansioso e stressado com o facto das coisas/pessoas/situações puderem estar diferentes. Analise primeiro. É tempo de organizar todo o seu trabalho e pôr “mãos à obra”;
  • Faça uma lista com objetivos e prioridades até ao final de Dezembro – o que quer para si, para a sua vida? O que o poderia tornar mais feliz? Quais os seus sonhos? Está na hora de conquistar todos os seus objetivos;
  • Saúde – física e psicológica. Cuide dela e sentir-se-á muito melhor;
  • Tire tempo para si, todos os dias, nem que sejam 15 minutos. Todos nós temos 15 minutos do nosso dia para guardar para nós. Seja no trabalho, em casa ou no carro. Tire, no mínimo, esse bocadinho e faça com ele o que mais lhe apetecer e fizer sentir bem.
  • Pense que daqui a uns dias; uns meses; ou um ano estará de férias novamente e o tempo passa a correr!

Bom início de trabalho e de rotina! Estamos cá para o ajudar a ser mais feliz e a sentir-se mais tranquilo.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *