Feliz Dia de Halloween!

Neste Dia de Halloween damos-lhe a conhecer as propriedades da… Abóbora, por ser o alimento que mais se identifica com esta data.

Abóbora… Um bom ou mau alimento?

 

A abóbora é uma planta proveniente da América Central e pertence à família das cucurbitáceas.

Possui um baixo valor energético de apenas 9 Kcal por 100g e vários tipos de carotenóides na polpa do fruto (que lhe dá a cor laranja e amarela) sendo que o beta- caroteno é o pigmento predominante. São substâncias com caraterísticas antioxidantes. É um alimento de fácil digestão

Além desta substância protetora das nossas células, a abóbora também contém bioflavonóides, bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas relacionadas com o cancro, e esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo. Possui quantidades apreciáveis de potássio e outras vitaminas e minerais como o ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B e C, fibras, ácido fólico, cobre, riboflavina e fósforo. Apesar da investigação dos fitonutrientes da abóbora ainda não ser tão aprofundada como a de outros alimentos, alguns estudos já mostraram que o seu teor em vitamina C e ß-caroteno poderá ser benéfico na prevenção da oxidação do colesterol.

A inclusão da abóbora na nossa dieta tem ainda outros benefícios:

– Redução dos níveis de homocisteína, contribuindo o seu teor em ácido fólico para a diminuição do risco de ataque cardíaco.

– Redução de sintomas de hipertrofia benigna da próstata (essencialmente nas sementes).

– Efeito diurético e laxativo da polpa de abóbora.

– Redução da pressão sanguínea graças ao seu teor em magnésio.

 

A abóbora pode ser incluída de várias formas, nomeadamente na sopa, em pratos de legumes, acompanhamento de carne, doces e bolos.

Dê asas à sua imaginação e celebre este Dia de Halloween!

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *