Excesso de gases

gases

Costuma ter a barriga inchada? Ou, então, a barriga a fazer muitos barulhos, constantemente? Isto pode ser excesso de gases. E, mais uma vez, tudo começa com a alimentação que temos. E porquê?

Quando nós comemos, os alimentos chegam aos estômago e os sucos começam a digeri-los. Do estômago, eles passam para o intestino delgado e, enquanto os alimentos avançam, vão sendo digeridos. O corpo vai absorvendo tudo ao mesmo tempo e despeja os resíduos no cólon. E o que é que acontece?

As bactérias adoram os resíduos no cólon, e começam a atacá-los e a consumi-los, libertando gás. Libertam mesmo muito gás e, por isso, o cólon fica cheio e a sua barriga fica maior e inchada.  Os gases são produzidos, principalmente, após a metabolização de hidratos de carbono.

Além disso, o mastigar muito depressa também ajuda a uma maior produção de gases, pois entra muito ar para dentro do organismo, enquanto mastiga.

Sabia também que, para além da alimentação, a ansiedade pode acelerar o transito intestinal? E, desta forma, leva mais alimentos mal digeridos ao cólon, fornecendo mais bases para as bactérias que produzem os gases.

O que pode fazer? Veja algumas destas dicas:

  • Acordar de manhã com gases: Faça um tratamento noturno de magnésio. Além disso, é um ótimo suplemento para ajudá-lo a livrar-se dos desejos de comer doces.
  • Gases depois das refeições: Se este é o seu maior problema, use uma especiaria para a remoção de gases: o anis (por exemplo, sementes de anis). É uma especiarias muito eficaz, pois neutraliza o gás, antes que este tenha tempo de se expandir na barriga.
  • Para quem tem gases e flatulência, ao mesmo tempo: Use uma tira de simeticona. Elas derretem as bolhas no cólon. É como se tivesse a dissolver bolas de sabão.
  • Quando os gases se acumulam no abdómen e sente-se inchado, a toda a hora: Use um suplemento probiótico. Quando o corpo não tem bactérias boas suficientes, emite um sinal de que há um problema (inchaço e gases). Os probióticos ajudam a regular o equilíbrio natural dos organismos, nos intestinos. Vantagens: as bactérias boas podem crescer; ajuda a saúde digestiva e não tem expansão de gases.
  • Não se esqueça de mastigar lentamente, em todas as refeições, e comer de forma calma. Aproveite as suas refeições para descontrair, relaxar e fazer das mesmas um momento prazeroso.

 

Fale sempre com o seu médico, pois cada caso é um caso!

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *