Dia Nacional da Luta contra a Obesidade – Nutrição

diet-weight-462

Falar de Obesidade é hoje tão atual como falar de futebol. Cada indivíduo expressa a sua opinião, discute estratégias e comenta experiências.

Começa a ser frequente a assistência nutricional, a procura de apoio qualificado, com estratégias de alimentação mais saudável e, por este motivo, são muitas as pessoas que comentam a sua frequência na consulta de nutrição. Curioso é que a maioria das pessoas que frequenta assiduamente a consulta, é constituída por um grupo de pessoas que pode não estar assim tão longe do peso ideal.

E os verdadeiros obesos? Tantos comentam o insucesso e o abandono da consulta de nutrição… Porque falhou? Porque desistiram?
Talvez por não terem sentido um aconselhamento adequado e personalizado.

Talvez por não terem sentido um verdadeiro acompanhamento onde, de consulta para consulta, se tenta personalizar cada vez mais ao indivíduo, ao seu metabolismo, ao seu código genético e estilo de vida…

Talvez por não ter existido um acompanhamento, nas várias vertentes (médica, nutricional, psicológica) passo a passo…

Neste dia, 23 de Maio, que se assinala o combate a este flagelo social, é importante para mim, enquanto nutricionista, apelar para a consciencialização da importância da prevenção e tratamento desta doença e, este passo pode começar desde tenra idade. (Sim, porque muitas obesidades têm a sua origem no início da diversidade alimentar no bebé).

Hoje sabemos que, mais de metade dos jovens são obesos, e a probabilidade de chegarem à idade adulta com excesso de peso/ obesidade é elevada. Sabemos também que a probabilidade de desenvolverem diabetes e doença cardíaca duplica nestes jovens. A qualidade de vida é gravemente afetada, quer ao nível pessoal, social e profissional.

É importante conhecer e interpretar cada obesidade. Cada caso é um caso. Procure ajuda nas Clínicas EM FORMA, onde irá encontrar uma equipa multidisciplinar, que trabalhará em conjunto consigo para a concretização do objetivo de perda de peso, melhoria na interpretação pessoal e melhoria na imagem corporal.

Intervenha e impeça que o excesso de peso/ obesidade trace um rumo de vida que não é o desejado por si!

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *