Dia Mundial do Polvo | Os benefícios de comer Polvo

Hoje dia 8 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Polvo.

O dia 8 alude aos 8 tentáculos do polvo. Como animal único que é, reservou-se um dia no calendário anual só para ele.

Mas… Conhece os benefícios deste molusco? Hoje é o melhor dia para falarmos sobre eles…

O polvo é um alimento rico em proteína, de alto valor biológico, ferro e ácidos gordos essenciais. Com uma grande vantagem associada: possui baixo valor calórico.

Este alimento tem sido pouco referido, por esquecimento ou outra razão,  em programas de gestão de peso mas, na nossa opinião, o polvo tem todo o potencial para ser consumido de forma mais frequente, uma vez que as suas características nutricionais lhe conferem uma enorme versatilidade na sua aplicação, por ser benéfico para todas as faixas etárias, facilitando o controle nutricional e combate ao excesso de peso/ obesidade.

Por apresentar um baixo índice glicémico o polvo promove uma refeição saciante, rica em vitaminas e minerais, que permite ao individuo estar saciado e nutrido ate à refeição seguinte. Desta forma, para o controle e gestão de peso, permite ao individuo controlar as ingestas calóricas entre refeições, mantendo um dia alimentar rico e variado.

O polvo tem fácil preparação e pode ser confeccionado de 1001 maneiras, basta ter criatividade…fica bem em saladas frias, com arroz, em omelete, em quiches, empadas, no forno, em pataniscas, com quinoa, com broa, com espinafres…um sem fim de sugestões. Para melhorar o perfil nutricional e calórico dos pratos, opte por alimentos pouco processados, sem gorduras animais, dando lugar às farinhas de elevado interesse nutricional, como farinha de trigo espelta, alfarroba,  e ainda vegetais como a courgete, para a sugestão de polvo à brás, entre outros…

Feliz Dia Mundial do Polvo.

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *