Dia Mundial da Saúde

saude-2

“Mente Sã, Corpo São…”

“Mais vale prevenir do que remediar…”

“Somos o que comemos…”

“A maior riqueza é a saúde…”

Começamos com estas frases tão conhecidas, para assinalar o Dia Mundial da Saúde. Usamos estas frases para o fazer refletir e para que sejam usadas no seu quotidiano, de forma sistemática. A saúde deveria ser uma obrigação! Ser saudável deveria ser um direito! Mas, devido a muitos fatores, por vezes, não o é.  Uns que não conseguimos controlar e, em outras ocasiões, outros que conseguimos controlar. E que dependem de nós. Referimo-nos, principalmente, ao estilo de vida!

Hoje em dia, levamos um estilo de vida muito prejudicial à nossa saúde. Seja a nível alimentar, a nível emocional ou a fatores ambientais. E, neste sentido, a prevenção acaba por ser a melhor forma de garantirmos uma melhor saúde. Mas prevenção a nível físico e também a nível mental. A saúde mental é imprescindível para uma boa saúde física. O estigma contra esta tem de terminar o quanto antes. Assim como o estigma a uma prevenção. Dizemos isto porque, por vezes, o “deixa andar” e o “quanto for mais velho preocupo-me” não são os melhores amigos de uma boa prevenção e, consequentemente, de uma boa saúde.

E há tantas coisas com que não nos preocupamos e que, daqui a uns tempos, poderão fazer toda a diferença. Falamos, por exemplo, da celulite. Sabe que, em muitos casos, aquelas pessoas que têm dores nas pernas e dificuldade em andar, quando mais idosas, são fruto de celulites mal tratadas? Sim, é verdade. Por isso, nós somos um todo que deve ser tratado ou prevenido por partes. Não se preocupe só com as análises ou com os quistos. Preocupe-se quando tem celulite. Preocupe-se quando está cansado, devido ao excesso de peso. Preocupe-se quando está triste. Preocupe-se quando está ansioso. Preocupe-se com as pequenas coisas para que, futuramente, elas sejam transformadas em nada!

Preocupe-se com a sua saúde… Preocupe-se consigo próprio! Para que amanhã não seja tarde demais…

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *