Dia Mundial da Diabetes

article-combater-a-diabetes-em-cinco-passos-564ca46686199

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Diabetes.

A diabetes é um problema de saúde pública, sendo mesmo considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma epidemia. Este já não é só um problema dos países ocidentais; pois a Índia e a China são atualmente os países com maior prevalência na diabetes.

Em Portugal temos perto de um milhão de pessoas com diabetes, mais de 13% da população. E, dentro deste número, perto de 90% dos indivíduos apresenta diabetes tipo 2, associada ao sedentarismo, alimentação, tabagismo, urbanismo e envelhecimento. Uma diabetes que é possível prevenir.

Os tipos principais são a Diabetes Tipo 1 (DT1)  e Tipo 2 (DT2). Enquanto a DT1 se trata de uma doença auto-imune, que não pode ser prevenida, e que costuma ser diagnosticada em jovens e adolescentes, a DT2 aparece maioritariamente em pessoas com mais de 40 anos e é o resultado de hábitos de vida pouco saudáveis e hereditariedade, tal como referido anteriormente.

Portanto, é fulcral que mudemos os nossos hábitos, o nosso estilo de vida, caso este seja mais sedentário, com uma alimentação mais desequilibrada. Inclua legumes na sua alimentação. Evite os açúcares, os fritos, gorduras e produtos pré confecionados. Beba água, muita água. Faça exercício físico, principalmente caminhadas. Evite o tabaco, álcool e café.

No fundo, há que ter um estilo de vida equilibrado e saudável, sem excessos. Claro que um dia não são dias… As asneiras são para ser feitas, mas devem ser uma exceção à regra!

Viva EM FORMA! Por si, pela sua saúde.

 

 

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *