Dia Mundial da Alimentação

A alimentação é um mundo. Um mundo de constantes descobertas. Todos os dias surgem novas receitas, novos alimentos e novas combinações.

Um dia um determinado alimento é bom, no dia seguinte já surgem notícias que dizem que faz mal. E nós, por vezes, sentimo-nos pequenas marionetas neste mundo da alimentação.

Sabemos que o fast food faz mal. É ponto certo. Que o açúcar é o pior inimigo da humanidade. Que os fritos não devem ser consumidos. Que as gorduras fazem-nos colesterol. Mas, simultaneamente, outras teorias dizem que as gorduras são boas. Que os fritos até podem ser consumidos uma vez por semana. E que o açúcar, uma certa porção por dia, nem faz assim tanto mal. E agarramo-nos a isso porque, no fundo, aquilo que gostaríamos é que realmente pudessemos comer tudo aquilo que gostamos, que é saboroso e que nos delicia.

 

Como digo, a alimentação é mesmo um mundo. E, nesse mundo, há ainda os extremismos, levados a cabo por muitas pessoas. “Não se pode comer nada que seja processado. Não se pode comer nenhum hidrato de carbono.” Ou então, temos outros casos em que, todos os dias, bebem 2 litros de refrigerantes. Ou comem um folhado no café. Ou que bebem 7 cafés por dia.

Enfim…

Neste Dia Mundial da Alimentação o nosso melhor conselho é somente um: equilíbrio. Arranje o seu equilíbrio alimentar; seja ou não com a ajuda de um profissional de saúde. O importante, como em tudo na vida (defendemos nós), é sabermos levar um estilo de vida saudável e equilibrado, mas sem extremismos. Para que tenhamos mais saúde, mais bem estar e, consequentemente, mais qualidade de vida.

No fundo, é isso mesmo que todos queremos, ou não? Mais qualidade de vida, e que consigamos cá estar durante muito e muito tempo. Mas bem. E com muita saúde. E, para isso, um dos fatores mais importantes é, sem dúvida, a alimentação. E se nos alimentarmos de forma correta, equilibrada e saudável, estamos certos de que a saúde agradecerá e não se “voltará contra nós”.

 

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *