E se desintoxicássemos também a nossa mente?

mulher-feliz-bem-estar-28652

A palavra Detox é uma moda recorrente. Seja sumos detox, seja sopas detox… O importante é “limpar” e “purificar” o organismo, através de frutas, verduras, etc. Com a chegada do Verão, esses sumos e sopas detox são ainda mais apetecíveis e, simultaneamente, mais procurados por todos.

Ora, se nos desintoxicamos por dentro (o que deve ser feito, claro), porque não nos desintoxicamos também por dentro mas, mentalmente? Porque não desintoxicarmos a nossa mente, o nosso psicológico?

Todos sabemos da importância de termos um organismo o menos ácido possível (para que não se desenvolvam diversos tipos de doença) e, para isso, as verduras ajudam-nos muito, como outras coisas. Mas, e que tal darmos alguma “alcalinidade” à nossa mente?

Que tal “despirmo-nos” de pensamentos negativos? Do stress, da depressão e da ansiedade?

Vivemos num mundo em que é muito difícil fazê-lo, é certo. Mas porque não tentarmos? Para isso temos de nos libertar e temos de conseguir lidar com o passado que, muitas vezes, nos assombra constantemente.

Ao longo da vida, passamos por uma série de etapas, de acontecimentos e de experiências (mais ou menos positivas), que nos definem e nos formam enquanto seres humanos. Contudo, as experiências negativas, podem levá-lo a um estado de exaustão psicológica, seja mais deprimido, mais ansioso, mais frustrado, enfim… E depois, como é que lidamos com isso? Ainda para mais, se já tivermos usado todas as nossas estratégias internas? Ficamos num profundo mal estar… E até podemos ter a nossa rotina diária, sem que ninguém dê por nada mas, paralelamente a isso, há sofrimento, há instabilidade e as coisas têm de ser mudadas. E como?

Há várias formas de o fazer, certamente; contudo, parece-me a mim que a melhor forma seja a procura de um psicólogo. Um psicólogo não lhe vai dizer o que deve ou não fazer, vai sim ajudá-lo a encontrar o caminho. De preferência, o caminho da felicidade e do bem estar. O seu caminho!

E é uma situação normal a procura de ajuda num psicólogo. Sabia que ao longo da vida só cerca de 1 em 4 pessoas, no mundo inteiro, que tem alguma perturbação psicológica é que procura ajuda? Porque vamos deixando andar… Porque vai passar… Porque até temos amigos que são muito bons conselheiros… Mas, no final de contas, não passou! Não houve uma “desintoxicação da mente”… Porque, na maior parte dos casos, ela precisa da ajuda de alguém especializado. E não precisa de antidepressivos e mais antidepressivos… Sabia que Portugal é o terceiro país do mundo (sim, do mundo) em que se consomem mais antidepressivos? Pois é… Há soluções mais fáceis e que não interagem com o nosso organismo…

Não espere mais tempo e desintoxique-se física e mentalmente. Para que a qualidade de vida o acompanhe todos os dias, para sempre!

Mafalda Leitão

Psicóloga na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico e publicado na área da psicologia positiva, emagrecimento através da mente, depressão e ansiedade. Trabalho científico publicado na área da obesidade e perda de peso bem sucedida e menopausa.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *