Como conseguir resistir aos hidratos de carbono

Todos nós já ouvimos dizer que os hidratos de carbono são das coisas que mais engordam! Desde farinhas processadas aos cereais com açúcar, etc., etc. O facto de não conseguir resistir aos hidratos e, principalmente, de os comer, pode causar mudanças no seu metabolismo e na glicémia, que podem levar ao aumento de peso, nas zonas erradas. Mas, porque é que não consegue resistir aos hidratos? Já pensou nisso?

A comida é um vício e há que ter a noção disso. Claro que precisamos de nos alimentar e não estamos a dizer para nunca mais comer! Agora, queremos que saiba que a comida, principalmente, os açúcares, o sal, as gorduras e os hidratos (sim, todas as coisas que já sabe que fazem mal) são um vício e podem afectar o funcionamento do cérebro. O cérebro tem uma pequena zona de prazer e, quando ele sente que lhe dão esse prazer (por exemplo, come hidratos de carbono), ele vai sempre querer mais. Tal como um alcoólico. E o que é que acontece? Hoje dá-lhe um bocadinho de pão (ao corpo e ao cérebro), amanhã come um prato com arroz e depois, no dia a seguir, cereais ao pequeno almoço. E isto torna-se um ciclo vicioso. Come em excesso, durante vários dias. E, daí advém, a grande dificuldade de acabarmos com os açúcares, o sal ou os hidratos. Porque você alimenta, constantemente, este ciclo.

Então e o que é que deve fazer?

  1. Primeiro que tudo, tem de pensar que CONSEGUE resistir. Os primeiros tempos são sempre aqueles mais difíceis porque, tal como em todos os vícios, o cérebro vai estar a pedir-lhe, constantemente, para que o “alimente” com hidratos (por exemplo). E depois faz chantagem consigo e, a primeira coisa que vai fazer, é mexer com as suas emoções. Vai-lhes dizer para o fazerem sentir-se triste, ansioso ou mesmo zangado e irritado. Tenha calma, isto são só os primeiros tempos e, garanto-lhe, que isso passa e que você consegue ser mais forte do que o cérebro! Só custa começar e dar o primeiro passo…
  2. Coma alimentos termogénicos, ou seja, alimentos que queimam as suas próprias calorias e aceleram o metabolismo. Pode, por exemplo, fazer:
  • Sumo de tomate e adicionar uma colher de rábano picante. Depois de beber isto, as restantes refeições não podem conter hidratos de carbono;
  • Coloque uma colher de piri piri nos legumes e na carne que comer. O picante é muito importante, pois aumenta o consumo de energia do corpo e ainda aumenta a oxidação de gorduras.

Portanto, siga alguma destas dicas para conseguir resistir, mais facilmente, aos hidratos de carbono. Hoje pode ser difícil, contudo, amanhã será certamente mais fácil… Tudo isto é uma questão de treino, que se tornará num novo hábito!

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