Conhece a água que bebe?

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No dia 22 de Abril, o Dr.º António Soares Neto foi à CMTV falar sobre a água. 70% do nosso corpo é água e, por isso, devemos estar sempre hidratado mas; com que água devemos nós hidratar-nos? Que tipo de águas andamos a beber? Quais as vantagens de beber água? Deixamos-lhe algumas dicas importantes do que foi dito, para que possam ajudá-lo.


Apesar da água ser um dos nossos principais alimentos é também, ainda hoje, o principal veículo transmissor de doenças. No entanto, sabemos que a água em Portugal é de excelente qualidade bacteriologicamente e, por isso, podemos estar descansados. Então e bioquimicamente? São águas muito aditivadas quimicamente, para serem tratadas e, muitas vezes, são águas pobres em termos de composição bioquímica. De referir que existem três tipos de águas: água da torneira, águas de nascente e águas minerais e, por isso, temos de saber qual a melhor escolha a fazer.

Essa escolha, além de ter como função principal a hidratação da pessoa, também deve ter em conta o estado de saúde; por exemplo, um edema, um nível de toxicidade alterado, problemas renais, entre outros. Ou seja, uma pessoa que tem problemas de hipertensão, deve escolher uma água que tenha menos quantidade de sódio, e que haja uma boa relação entre sódio e potássio.

Hoje em dia, a maioria das pessoas anda com um organismo mais acidificado, seja devido à poluição, ao que comem (muitos alimentos ácidos), o tabaco, o stress ou o próprio metabolismo que faz oxidação. Não é que a água vá contrabalançar todos estes factores oxidativos; contudo, se bebermos uma água, ainda que ligeiramente ácida, ainda estamos a consumir mais um factor oxidativo. Portanto, neste sentido, devemos consumir uma água mais alcalina, ou seja, ver no rótulo água com um ph superior a 7, nomeadamente água de Monchique (é uma das águas mais alcalinas do mercado).

Dicas:

  1. Beber 2 litros de água por dia;
  2. Ande sempre com uma garrafa de água consigo, para nunca se esquecer de beber ou, então, meta um alarme no telemóvel de x em x tempo, para o lembrar de que tem de beber água;
  3. Escolha a água que beber, analisando o seu estado de saúde – por exemplo, para perder peso pode usar um tipo de água específico;
  4. Se for difícil, para si, beber água adicione sabores – por exemplo, pode fazer chás ou então adicionar frutas à água;
  5. Atenção à água com gás, pois é uma água muito acidificante (normalmente, têm uma acidez idêntica à acidez dos refrigerantes – ph de 3,5/4).

Deixamos-lhe aqui o link: http://cmtv.sapo.pt/programas/manha_cm/detalhe/conhece-a-agua-que-bebe.html

 

 

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