Como deve ser o pequeno almoço do seu filho?

2015-09-24 11.34.03

A nutricionista, Drª Ana Filipa Baião, foi falar sobre pequenos almoços às manhãs da TVI! De que forma é que pode fornecer os nutrientes mais importantes, ao seu filho, no início do dia? Ficam aqui algumas dicas.

  • o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, pois a criança passou 10 a 12 horas em descanso noturno, onde foi consumindo algumas das reservas que já existiam.
  • Pense no pequeno almoço no dia antes e até o pode preparar na véspera; ou então assim que acorda. É crucial que 30 a 40 minutos depois da criança acordar esteja a tomar o pequeno almoço, num ambiente calmo.
  • Pode fazer, por exemplo, pão de alto valor nutritivo (pão mais caseiro, com mais fibra e mais escuro) com um iogurte e uma fruta.
  • Tente incluir, gradualmente, vegetais ao pequeno almoço – por exemplo, uma rodela de tomate, uma folha de alface ou um pouco de cenoura ralada na sandes. Não precisa de o fazer todos os dias, para a criança não se fartar.
  • Pode fazer copinhos para levar para o lanche: base de iogurte, fruta batida e leves camadas de frutos secos. de referir que os frutos secos são ricos em ómega, que renutrem as nossas células e promovem a concentração, o raciocínio e a aprendizagem.
  • Deve existir ingesta alimentar a cada 2 horas e meia, para permitir que o seu filho tenha capacidade para memorizar, por exemplo.
  • Deve estar sempre atento à alimentação do seu filho, contudo, tente reforçar nutricionalmente nas alturas de pico (ex. nos exames e testes). Pode fazê-lo com sopas (ao almoço e ao jantar); com lanches nutritivos e energéticos – que contenham frutos secos, proteína de alto valor biológico, vegetais e frutas.

Fica aqui o link da entrevista, para ver na íntegra: http://tviplayer.iol.pt/video/56025f230cf282cafd11b362

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *