Como conseguir perder peso… No Inverno?

img-676887-perder-peso-no-inverno20150601141433180269

Perder peso é sempre difícil… Seja no Verão, na Primavera, no Outono ou… no Inverno! Mas no Inverno, principalmente é mais difícil. E porquê?

Está comprovado, em vários estudos, que um dos principais fatores que levam à perda de peso, sobretudo nas mulheres, é a auto imagem; ou seja, fazem-no para se sentirem bem com elas próprias, mas sobretudo no Verão. Sim, isso mesmo. No Verão – porque os biquinis e os calções começam a chamar por nós e quem não quer ter o corpo perfeito para ir até à praia? Então começam as dietas… As dietas rápidas e que nos façam perder os quilos desejados, no mais curto espaço de tempo. Está motivada e tudo parece correr bem!

Passa o Verão… (Com alguns excessos). Chega o Outono. Começa a ficar cansada de tanta dieta e tanta restrição. E, de repente, chega o Inverno. O tempo da escola dos seus filhos, do seu trabalho, de tudo aquilo que tem para fazer em casa e, em suma, da rotina diária. Vem o frio… Vêm as comidas mais quentinhas… O sofá e os filmes, com qualquer coisa para comer, a acompanhar… Vêm festas e mais festas, com coisas deliciosas. E, acima de tudo, vem uma época em que temos de andar vestidos com tanta roupa, que ninguém vê o que está por baixo da mesma. E, começa então o “desleixo”: “Só mais hoje”; “Começo amanhã”; “Também se engordar 2 kg, recupero no Verão”, etc., etc. Estes são os pensamentos mais habituais e recorrentes de todos nós, não é? Achamos sempre que se ganharmos mais 1 ou 2kg no Inverno (e isso acontece muito), depois recuperamos ou então nem ligamos muito, porque é Inverno. Porque ninguém nos vai ver.

E agora pergunto. E você? Quando se olha ao espelho, o que vê? Alguém que não consegue ser mais forte do que a comida; ou alguém que quer mudar e ser saudável o ano inteiro? Vê alguém que já não se importa consigo própria; ou alguém que gosta tanto de si que faz tudo para estar sempre bem? Alguém que veste roupas largas para disfarçar e não gosta do que vê; ou alguém que adora ir às compras e vestir roupas que a favoreçam? Alguém que diz sempre que sim; ou alguém que também sabe dizer Não, quando assim tem de ser? Alguém que já desistiu; ou alguém que luta constantemente?

É nisto que tem de pensar. É nestas escolhas que reside a motivação para a mudança. Um bolo ou uma silhueta “perfeita”? Uma taça cheia de cereais açucarados ou uma saúde de ferro? Um dia inteiro deitada no sofá ou uma energia e mobilidade contagiantes?

Perder peso é, de facto, uma escolha. Mas não é apenas uma escolha dos fortes, como se costuma dizer. É uma escolha para todos. Aqui não há fortes nem fracos. Há sim pessoas que procuram ajuda e conseguem e pessoas que tentam fazer tudo sozinhas e, por vezes, não conseguem. Porque é difícil; e todos sabemos disso.

Portanto, como é que consegue perder peso no Inverno? Como consegue perder peso em todas as outras estações do ano. Com esforço, dedicação e motivação. Com uma disposição para a mudança. Amudança que fará com que a sua vida tenha um final feliz. Para isso, procure uma equipa multidisciplinar que o possa ajudar a a equilibrar corpo-mente, de forma mais fácil e com um menor esforço.

Mafalda Leitão

Psicóloga na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico e publicado na área da psicologia positiva, emagrecimento através da mente, depressão e ansiedade. Trabalho científico publicado na área da obesidade e perda de peso bem sucedida e menopausa.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *