Comer Caracóis… É saudável?

caracois

Hoje trazemos-lhe algumas dicas da nossa nutricionista, Drª Ana Filipa Baião, relativamente aos caracóis. Será que fazem bem? Será que são muito calóricos? Leia o artigo e descubra.

Com o calor a chegar e as férias à porta, a vontade de corrigir o peso e mesmo a imagem corporal intensifica-se… Mas outras tentações, próprias desta altura, vêm assombrar este objetivo, nomeadamente, os petiscos de caracóis!

Mas, será que este pequeno ser herbívoro representa risco calórico?

No Verão, as esplanadas portuguesas enchem-se de grupos de amigos para apreciarem este petisco popular.

Este molusco terrestre NÃO representa ameaça calórica, para quem está ou quer controlar o peso, pois o seu valor calórico ronda as 60 a 80Kcal (100gr).

Trata-se de um alimento composto maioritariamente por água (70 a 85%), pobre em gordura e com um teor proteico de cerca de 15%. Representa ainda fonte de minerais importantes, nomeadamente, de cálcio, magnésio, zinco e cobre.

O valor calórico deste petisco pode é estar influenciado pela sua confecção. Isto porque, para a confecção deste petisco há quem utilize fontes de gordura animal, como por exemplo, o bacon, o presunto, o caldo knor e/ou o toucinho, o que representa mais gordura. E não nos podemos esquecer que ao acrescentarmos gordura estamos a aumentar o valor calórico deste prato.

Visto isto, resta-me acrescentar que os riscos calóricos desta iguaria estão, acima de tudo, associados à confecção, mas também ao “ritual” que envolve a degustação deste petisco, nomeadamente o pão torrado com manteiga e a cerveja.

Petisque com moderação!

 

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *