Comer é bom, mas sentir-se EM FORMA é ainda melhor!

Muitas vezes, em consultório, várias são as pessoas que me confessam que adoram comer. Que não conseguem perder peso porque realmente adoram um bom prato de comida.

E eu pergunto: Que tipo de comida?

“Coisas que façam mal”…

Portanto aquelas coisas viciantes, como o açúcar, as gorduras, os fritos ou o sal. As coisas que nós não deveríamos comer, porque está mais que estudado que nos fazem mal; mas que tendencionalmente é sempre o que mais nos apetece. Porque como nos diz o ditado “o fruto proibido é o mais apetecido…”

 

E, portanto, todos concordamos que realmente comer é bom; é muito bom. Principalmente quando podemos comer tudo aquilo que quisermos, sem dó nem piedade, e sem culpa nem frustração.

E aqui está um dos maiores problemas – as emoções que irão surgir depois de comermos o que supostamente é bom e sabe bem…

Sentimo-nos arrependidos, com sentimentos de culpa, frustrados por não termos conseguido resistir, etc., etc., As emoções que vêm após um bom prato de comida (alimentos não saudáveis) são negativas.

 

Então porque é que comemos? Porque é que come esse prato “delicioso” se o que sentirá a seguir são coisas tão negativas?

Porque é que quer ter um prazer de relativamente pouco tempo se a perda de peso lhe dá um prazer muito maior e mais duradouro?

As pessoas normalmente respondem coisas do tipo “não consigo controlar…”; “tem razão, sou um fraco…”; “porque nunca conseguirei ser diferente…”, etc.

Estes pensamentos não o vão ajudar a ser quem quer ser. A mudar por uma vida melhor. Estes pensamentos vão continuar a ajudá-lo a comer pratos “deliciosos” e a continuar a afirmar que “comer é bom”.

 

Mas sabe uma coisa… Comer, é de facto, bom. Mas pode aprender a comer e a gostar de comer alimentos saudáveis e que lhe tragam saúde, energia e boa disposição.

E sabe o que é ainda melhor que comer? Sentir-se EM FORMA! Física e psicologicamente… EM FORMA para todas as adversidades que irá ter e EM FORMA para todos os obstáculos que irá passar, no processo de emagrecimento.

Comer é bom, mas dura tão pouco tempo… Sentir-se EM FORMA é ainda melhor e pode durar uma vida inteira!

 

Mafalda Leitão

Psicóloga na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico e publicado na área da psicologia positiva, emagrecimento através da mente, depressão e ansiedade. Trabalho científico publicado na área da obesidade e perda de peso bem sucedida e menopausa.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *