Celulite e Saúde

O fibro edema gelóide (FEG), conhecido mais popularmente como celulite, é considerada uma doença do tecido conjuntivo que pode ser ocasionada por multifatores. O FEG possui ainda graus variados, podendo apresentar aspectos e localizações diferentes.
Normalmente as pessoas não dão a devida importância à celulite. Pensam que é normal, que todas as mulheres têm celulite e, por esse motivo, é algo já intrínseco, e somente estético.

Nada mais errado.

Segundo vários estudos científicos, a celulite é uma questão de saúde e, quando não tratada, um grande risco para a saúde (Carter, Kilburn & Featherstone, 2007).

Para além dos tratamentos estéticos, há pessoas que têm de tomar antibióticos para o tratamento desta doença, segundo os mesmos autores. Neste estudo, as pessoas que procuram ajuda no tratamento da celulite é devido às dores severas que já se manifestam. Quase todas elas desconheciam a gravidade do problema, por falta de informação. A prevenção ou o tratamento em estados menos avançados, nunca foram feitos, daí terem chegado a este ponto.

 

O FEG ou a celulite afetam entre 85 a 98% das mulheres do mundo inteiro (Jamara Araújo), podendo classificar-se em quatro estágios ou graus:
– 1° grau: a celulite só é visível através da compressão do tecido entre os dedos ou da contração muscular voluntária;
– 2° grau: as depressões são visíveis mesmo sem a compressão dos tecidos;
– 3° grau: o acometimento tecidual pode ser observado quando o indivíduo estiver em qualquer posição;
– 4° grau: tem as mesmas características do grau 3 com nódulos mais palpáveis, visíveis e dolorosos.

 

Segundo a mesma autora, e citando-a: “Neste contexto, tem-se a endermologia. A técnica terapêutica, que
se utiliza um aparelho que permite uma dupla ação sinérgica de aspiração e mobilização dérmica, onde é utilizada a pressão negativa na sucção. Esta técnica permite a redução do fibro edema gelóide bem como uma melhor condição da pele. Esta técnica visa, através de ação puramente mecânica, reverter o processo patológico do FEG instalado no tecido conjuntivo hipodérmico. Para o sucesso dos tratamentos na área de estética, e/ou fisioterapia dermato-funcional, é de extrema importância salientar a correta aplicação das técnicas, sendo imprescindível a presença do profissional qualificado e habilitado para a execução e compreensão dos procedimentos realizados.”

 

Portanto, o que dizemos e alertamos constantemente, é também foco de estudos científicos: a celulite, o tratamento para a celulite e a importância de uma boa avaliação e de uma boa equipa/equipamentos, para a realização dos tratamentos.

E mais do que um problema estético, a celulite é um problema de saúde, que precisa de ser tratado, para o bem estar físico e psicológico da pessoa…

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *