Atenção: conservantes BHA e BHT

hazard
O BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol) e o BHT (di-terc-butil metil fenol ou hidroxitolueno butilado) são químicos que impedem os produtos de se estragarem, aumentando o prazo de validade. Assim, não há perda de sabor, cor ou aroma.
Estes conservantes/antioxidantes estão presentes em diversos tipos de comida (como carnes, gorduras vegetais, salsichas, batatas fritas, bolos, cereais, pastilhas e algumas cervejas), mas também em produtos de maquilhagem (como por exemplo, batons, protectores solares, sombras para os olhos, cremes e perfumes).

Quais as consequências associadas a estes químicos?
  • Podem provocar reacções alérgicas, sem saber como;
  • Podem provocar problemas renais;
  • Estes componentes, segundo um estudo, podem camuflar estrogénios naturais do corpo;
  • Segundo vários estudos realizados em animais, o BHA e o BHT provocam cancro. Isto foi comprovado em mais de uma espécie diferente de animais. Em humanos, ainda não se tem dados suficientes para comprovar isso, no entanto, tudo indica a crer que sim, que pode estar associado ao cancro.

As consequências não são mais graves, porque as quantidades de alimentos ou de produtos que utiliza que contêm BHA e BHT são pequenas. No entanto, há pessoas que podem consumir produtos suficientes, de forma a ultrapassarem o limite de segurança. Tenha cuidado e informe-se! Leia os rótulos das embalagens dos alimentos, assim como de produtos de maquilhagem e tenha atenção aos componentes, evitando comprar produtos com BHA e BHT.

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *