5 Mitos sobre o Emagrecimento

Quando falamos em emagrecimento, todas as pessoas se tornam especialistas no tema. Sabem o que têm de comer, às horas que o têm de fazer, sabem qual o tipo de exercício físico indicado e, ainda conseguem revelar outras dicas que por aí se ouvem… Infelizmente, muitas das teorias são erradas! Muito se lê na internet mas nem tudo é verdade… E de certeza que nem tudo é verdade para si, para o seu caso em concreto. Todas as pessoas têm a sua individualidade e é com essa individualidade que se tem de trabalhar num processo de emagrecimento.

Mas, ainda assim, há algumas verdades que precisam de ser esclarecidas e que se aplicam em todas as pessoas. Falamos sobre os mitos associados ao emagrecimento:

 

  1. As dietas da moda são as melhores para perder peso – Todos os dias saem novas dietas. A dieta da sopa, a dieta dos morangos, a dieta líquida, a dieta proteíca, etc., etc. E as pessoas aderem a estas modas, sem saber quais as consequências que as mesmas podem ter no seu organismo e sem saber se essas são as dietas indicadas para si próprias. Não, as dietas da moda não são as melhores para perder peso! A melhor dieta para perder peso é a SUA dieta, indicada por um especialista na área.
  2. O melhor é comprar produtos diet ou light – Nada mais errado! Os alimentos diet não contêm em açúcar; os alimentos light têm uma diminuição de 25% do componente. Contudo, muitos destes alimentos têm um aumento exacerbado de outras substâncias, nomeadamente, corantes, conservantes e gorduras; e muitas vezes isso torna-se mais calórico. Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina indicou que grande parte de produtos diet e light têm excesso de sódio, que pode fazer aumentar a pressão, por exemplo. Portanto, o melhor é ler os rótulos e perceber quais os produtos mais indicados para si.
  3. Se comer depois das 20h não consigo perder peso – Falso! Não são as horas que influenciam, mas sim o que come. Esta teoria é muitas vezes comentada, porque as pessoas têm tendência para comer muito mal à noite, nomeadamente alimentos ricos em gordura e açúcares. Mas se o seu jantar, às 20h ou às 21h for uma boa sopa de legumes ou uma salada, não é isso que irá impedi-la de perder peso. No fundo, olhe mais para a qualidade dos alimentos, e não para a quantidade!
  4. Temos de ter fome para comer – Mito! Devemos fazer várias refeições ao dia, para não sentir essa fome. Porque, se esperamos até termos muita fome, o que vai acontecer é que comemos mais e de forma mais rápida, do que aquilo que necessitamos. Daí a teoria de comer de 3 em 3 horas. Assim nunca damos tempo ao corpo para sentir muita fome e para cometermos loucuras com a comida.
  5. Os hidratos de carbono são a causa de não conseguir perder peso – Não! Não são os hidratos de carbono o pior veneno para o seu ganho de peso. O açúcar é realmente o pior ingrediente e o que leva mais a um aumento de peso. E o pior de tudo é que muitos alimentos contêm açúcar e nem sequer sabemos. Daí a importância de saber ler os rótulos. Os hidratos de carbono são importantes, numa alimentação equilibrada, assim como as proteínas, os lipídos, as vitaminas, as fibras e os minerais. Agora açúcar? Fritos? Fast food? Isso sim é a causa para não conseguir perder peso!

Também poderá gostar de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *