4 passos EM FORMA para perder peso

4-passos-para-o-sucesso-phone-talk-languages

Conhece a regra dos 4 passos para perder peso: 2+2+2+2? Hoje trazemos-lhe uma nova forma de pensar, esperemos que goste e lhe seja útil.

  1. 2 Copos de água morna com sumo de limão: Excelente neutralizador de Ph sanguíneo. Fonte de fibra solúvel (pectina) que permite aumentar a sensação de saciedade e que favorece o funcionamento intestinal. Fonte de potássio que faculta a normalização do valor de tensão arterial. Favorece igualmente a diurese.
  2. 2 Peças de Fruta por dia: No caso de desejar perder peso ou manter a perda já conseguida, deve ter em atenção o número de peças de fruta que ingere, por dia. Este grupo de alimentos, de imensa importância, por se tratar de uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibra, deve ser ingerido com atenção. Isto, porque também implica ingesta calórica, por se tratar de uma fonte de açúcar (frutose) que, embora apresente um índice glicémico mais baixo que o açúcar simples (sacarose), continua a trazer acrescento calórico, quando ingerida em excesso. Este alimento deverá ser ingerido fora da refeição, para que todos os seus benefícios digestivos e metabólicos sejam melhor usufruídos. Por isso mesmo, a fruta pode ser uma ótima sugestão para os lanches da manhã e da tarde, sempre acompanhada de uma tosta integral, que permitirá garantir uma absorção mais retardada dos açúcares deste alimento, contribuindo por isso para uma saciedade mais presente, por se garantir uma curva de açúcares estável, muito graças ao fracionamento alimentar que se consegue agindo desta forma.
  3. 2 Sopas de Legumes por dia (de baixo índice glicémico): Excelente fonte de fibra solúvel e insolúvel. Importante para aumentar a saciedade. Deve ser de baixo índice glicémico – isento de batata, cenoura e abóbora. De grande importância para a perda de peso, redução de colesterol e de glicémia. Fonte de hidratação e lubrificação para o intestino. Fonte ainda de agentes de substâncias preventoras de doença- fitoquímicos e antioxidantes.
  4. 2 pratos de verdes por dia (salada ou legumes): Saladas e legumes, crus, cozidos, grelhados e/ou salteados (num fio de azeite). Fonte de saciedade com baixo calórico e glicémico. Deve representar mais de 70% do prato principal. Deve estar associado à proteína, na composição da refeição principal, excluindo a presença de hidratos de carbono da mesma. Agentes profiláticos de doença, por exemplo cancro, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, osteoporose, entre outros.

Viva EM FORMA!

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

Também poderá gostar de…

2 respostas

  1. Mariza José Vidal Costa diz:

    Gostaria de marcar um horário com a nutricionista qto é a consulta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *