14 de Abril: Dia Mundial do Café

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Hoje celebra-se o Dia Mundial do Café! E, por isso, trazemos-lhe estas dicas…

O café, ou melhor, o grão de café, verde ou torrado, tem sido imensamente estudado.
Os resultados de inúmeras investigações apontam para um alimento/bebida de elevado interesse nutricional e antioxidante, quando ingerida com moderação, claro está!

Então, há ou não vantagens em beber café? Sim, efectivamente, há! Hoje trazemos-lhe 5 razões para consumir café. Descubra-as:

  1. ESTIMULANTE METABÓLICO – aumenta a queima natural de energia pelo organismo e, por esse motivo, é especialmente relevante para o excesso de peso/obesidade. Interessante para a concentração, disponibilidade e bem estar. Estudos recentes mostram uma acção importante ao nível do sistema nervoso central, reduzindo a degeneração celular.
  2. PROTECTOR HEPÁTICO – vários estudos, incluindo estudos portugueses, mostram a importância do café no processo digestivo; mais concretamente ao nível do fígado, estimulando a secreção da bílis. Em estudos americanos, o café é apresentado como um alimento que reduz a probabilidade de cancro e/ou deformações hepáticas.
  3. ESTIMULANTE PANCREÁTICO – como estimulante da secreção de insulina, no processo digestivo permitindo, desta forma, equilibrar as curvas de açúcar no sangue, verificando-se uma acção preventiva da Diabetes.
  4. ACÇÃO DIURÉTICA – favorece a saída de líquidos, devido à sua acção renal.
  5. FAVORECE A LIPÓLISE – muito utilizado pelos desportistas, a ingesta de um café expresso antes do treino potencia a queima de gordura, de forma a poupar o açúcar presente no sangue – mecanismo que combate o cansaço físico e a diminuição da performance durante o treino.


E agora, vai um cafézinho?

Ana Filipa Baião

Nutricionista na Clínica Em Forma. Com trabalho clínico desenvolvido e publicado na área do emagrecimento, doença oncológica, doença celíaca e imunidade.

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